quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sabor da Festa


Clique e assista ao vídeo que está sendo apresentado ao público no espaço Sabor da Festa, uma minioficina de degustação de uvas que também aborda a cultura e a história do cultivo da videira em Caxias do Sul.
O Sabor da Festa pode ser conferido até domingo em três horários diários: 15h30min, 17h30min e 19h30min. O valor individual é R$ 5,00 incluindo brinde-surpresa na saída. Local: entrada do Pavilhão 2.
A atividade é coordenada pelos engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Soberanas prestigiam lançamento do 4º Carderno de Receitas


Este registro foi feito pelo fotógrafo Luiz Chaves durante o lançamento da 4ª edição do livro Caderno de Receitas - Valorização da Mulher do Meio Rural, no dia 23 de fevereiro. A rainha Roberta Veber Toscan e as princesas Aline Casagrande e Kelin Zanette estavam por lá e aproveitaram para repor as energias: as belas provaram algumas das delícias, como grostolis, bolos e cucas. 
*Informações do Blog Festa da Uva 2012 do ClicRBS.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pudim de Manga


A receita de pudim de manga está no 4º Caderno de Receitas - Valorização da Mulher do Meio Rural, lançado esta semana na Festa da Uva. Foi escolhida pela primeira dama, deputada Maria Helena Sartori, para homengear o prefeito José Ivo Sartori, que faz aniversário neste sábado (25.02). A receita, enviada por Adriana Paula Lume, de Forqueta, foi ao ar no Programa do Agricultor desta data. Confira!

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 ovos
- 1 manga grande
Modo de fazer:
Bater no liquidificador o leite condensado, os ovos e a manga picadinha. Caramelizar a forma de pudim e despejar a mistura. Assar em banho-maria durante uma hora.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Macarrão com Uvas


A combinação parece inusitada, mas quem prova garante que é uma delícia!

A receita é de Íris Matté Sirtoli, do distrito de Galópolis, e foi ao ar no Programa do Agricultor do dia 11 de fevereiro:
Ingredientes para o molho:
•           200 gramas de peito de frango
•           2 cebolas raladas
•           salsa e cebolinha verde picadas
•           2 tabletes de caldo de galinha
•           3 colheres (sopa) de massa de tomate
•           2 colheres (sopa) de manteiga
•           1 colher pequena de noz moscada
•           2 copos de uva branca sem sementes cortadas em pedacinhos
•           2 colheres (sopa) de maionese
•           sal e queijo ralado a gosto
Ingrediente para a massa:
•       1 quilo de macarrão

Modo de fazer:
Cortar o peito de frango em cubinhos, colocar o sal, a cebola, a massa de tomate, a manteiga, a maionese, a salsa, a cebolinha verde, a noz moscada, as uvas e os caldos de galinha. Cozinhar bem. Cozinhar o macarrão em água fervente, escorrer, colocar o molho e por cima o queijo ralado.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Musse de morango com chocolate


Sugestão do 3º volume do Caderno de Receitas, enviada por Ana Bortoluz Sirtoli, de Galópolis.
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 envelope de suco de morango
  • 3 caixas de creme de leite
  • 1 barra (180 gramas) de chocolate
  • 1 copo de iogurte natural
  • morangos para decorar
Modo de fazer:
Bater no liquidificador o leite condensado, 2 caixas de creme de leite, o pó de suco de morango e o copo de iogurte. Colocar num prato forrado com os morangos. Para a calda, derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, e misturar com 1 caixa de creme de leite. Servir gelado!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vem aí o 4º Caderno de Receitas

Capa da 3ª edição, lançada em 2010

O sabor caseiro do interior da Serra Gaúcha estará reunido no Caderno de Receitas - Valorização da Mulher do Meio Rural. A publicação que reúne receitas de doces, salgados e bebidas chega a sua quarta edição com número recorde de receitas: serão 564 de 456 moradoras da Zona Rural de Caxias do Sul. O caderno será lançado no dia 23 de fevereiro, às 15h, no Salão Paroquial Santa Teresa, no Parque de Eventos, durante a Festa Nacional da Uva 2012.

O livro é uma parceria entre a Festa da Uva e a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Caxias. Participam moradoras dos distritos de Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Ana Rech, Desvio Rizzo, Galópolis, Vila Oliva, Forqueta, Loreto, Vila Cristina, Criúva, Vila Seca e 1° Distrito. Em 2006, foram reunidas 200 receitas. Na edição de 2008 o número subiu para 377 receitas de 329 moradoras da Zona Rural de Caxias do Sul. E, em 2010 foram 500 receitas. Das três edições anteriores saem as receitas divulgadas semanalmente no quadro Sabores do Campo, do Programa do Agricultor.
“A participação das moradoras aumenta a cada ano. Recebemos receitas de doces, salgados, alguns pratos com uva, outros sem. São todas receitas fáceis e baratas, que as moradoras do interior fazem a partir dos ingredientes que tem em casa. Algumas delas foram elaboradas especialmente para serem publicadas no livro”, destaca a titular da Coordenadoria da Mulher, Linéia Grazziotin.
As participantes enviaram suas receitas no período de julho a outubro de 2011. Colaboraram com a Coordenadoria da Mulher para a captação das receitas os subprefeitos e equipes das subprefeituras, o Sindicato Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul (ACMCS) e a SMEL através dos Grupos de Convivência.
A Festa Nacional da Uva 2012 vai até o dia 04 de março. O evento tem patrocínio máster do Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bradesco e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, e patrocínio da Colombo, Cadence, Eletrobrás, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Petrobrás, Randon, TIM e Unimed Nordeste.
(com informações da Assessoria de Imprensa da Festa da Uva)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uvas com Selo de Qualidade


Cada vez mais o consumidor busca produtos saudáveis, livres de resíduos químicos e produzidos com capricho e qualidade.
Em Caxias do Sul, a Prefeitura mantém um programa de qualidade destinado à produção de uvas protegidas (cobertas com plástico). O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Sebrae, e com apoio da Embrapa.
Quando o produtor rural conquista o Selo de Qualidade, é porque ele seguiu normas rigorosas de organização e limpeza da propriedade, proteção dos trabalhadores e do meio ambiente, qualificação, tecnologia e, principalmente, segurança alimentar.
O resultado é uma uva linda, saborosa e livre de resíduos químicos.
No último dia 17/02, a Prefeitura e o Sebrae entregaram os certificados do Selo de Qualidade a 27 famílias de produtores de uva protegida. Os produtos podem ser encontrados em mercados de Caxias e região, e também na Ceasa Serra.
(foto Luiz Chaves)

Barriga Vazia


Esse delicioso bolinho com nome irreverente é considerado por muitos uma espécie de "primo regional" do pão de queijo.
A receita é de Osmarina da Rosa Reis, do Desvio Rizzo, e foi ao ar no Programa do Agricultor em janeiro deste ano.
Ingredientes:
- 3 ovos
- 3 xícaras de polvilho azedo
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de azeite
- 1 colher de sal
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes do liquidificador. Despeje em forminhas e coloque no forno para assar.
Dica: é perfeito para saborear no café da tarde.

Sorvete de Uvas


A primeira receita do blog chega em clima de Festa da Uva, evento que vai até o dia 04 de março, em Caxias do Sul.
O Sorvete de Uvas é uma sugestão de Iva Dallegrave Bampi, do distrito de Forqueta, e está no 3º volume do Caderno de Receitas, publicação da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Caxias do Sul.
Ingredientes:
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 1 copo de água
- 1/2 quilo de uvas
- 2 claras em neve  
Modo de fazer:
Juntar as uvas com água e levar ao fogo. Depois ferver, passar na peneira e acrescentar 4 colheres de açúcar. Bater as claras em neve, juntar o resto do açúcar e juntar com a primeira mistura, já fria. Levar para gelar. Assim que gelar, bater uma ou duas vezes. 
Dica: Salpique com uvas passas.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Seja bem-vindo(a)!


Hoje aconteceu a 4ª Festa de Abertura Oficial da Colheita da Uva, em São Luís da 6ª Légua, interior de Caxias do Sul. E dentro de 11 dias, começa a Festa da Uva 2012. Durante o evento, será lançado mais um Caderno de Receitas. Enquanto isso, vamos postando por aqui receitas das três edições anteriores, bem como notícias do segmento agrícola de Caxias do Sul. Obrigado por nos visitar!