sábado, 28 de julho de 2012

Bolo Elétrico


Dizem que o nome surgiu por causa da consistência interna deste bolo, assemelhando-se a um pudim. Elétrico ou não, fica uma delícia! Confira a receita da nossa amiga Vanir Mazzochi, da localidade de São Braz, interior de Caxias do Sul.

INGREDIENTES:
  • 2 xícaras de leite
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 1 vidro de leite de coco 

     MODO DE FAZER: Bater todos os ingredientes no liquidificador, levar ao forno para assar em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Deixar até que fique bem douradinho. Desenformar quando estiver frio.

domingo, 15 de julho de 2012

Brevidades



Que tal um delicioso bolinho para adicionar sabor à hora do chá ou do café? A receita é de Enedina Boff Camassola, de Ana Rech. Foi ao ar no Programa do dia 14 de julho de 2012.

Ingredientes:
- 250 gramas de açúcar refinado
- 6 gemas
- 1 casca fina de limão
- 250 gramas de polvilho
- 3 claras

Modo de Fazer:
Peneire o açúcar junto com o polvilho, coloque na tigela da batedeira, abra um buraco no centro, adicione as gemas, as claras e a casca de limão. Bata um pouco com uma colher e depois com a batedeira como se fosse pão-de-ló, por 15 minutos ou até fazer bolhas. Retire a casca de limão e asse em forno a 200ºC, em forminhas de alumínio bem untadas, por 30 minutos aproximadamente. Pode-se usar polvilho doce ou azedo.

sábado, 7 de julho de 2012

Nhoque de Aipim




Receita de Erondina dos Santos Andreola, de Santa Lúcia do Piaí. Foi ao ar no Programa do Agricultor deste sábado, 07 de julho. Bom apetite!

Ingredientes:
-         1 quilo de aipim cozido
-         1 ovo
-         1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
-         1 xícara de farinha de trigo

Modo de Fazer:
Amasse todos os ingredientes até dar o ponto para enrolar. Corte em pedaços pequenos. Cozinhe com bastante água fervente com sal, retirando-os com uma escumadeira quando vierem para cima. Coloque o molho de sua preferência.

Farofa de Cenoura




A dica é de Ilena Sales dos Passos, de Criúva.
Ingredientes:
-         3 cenouras raladas no ralo grosso
-         1/2 cebola pequena picada
-         1/2 tomate picado
-         1/2 dente de alho picado
-         salsinha a gosto
-         6 azeitonas picadas
-         sal a gosto
-         farinha de rosca

Modo de Fazer:
Refogar as cebolas e o tomate. Acrescentar a cenoura ralada em frigideira com fogo alto, e após, acrescentar os demais ingredientes. Cozinhar por 3 minutos. Colocar farinha de rosca ou a farofa pronta, conforme a preferência.