sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Bacalhau com Batatas e Pimentão

 

 

Ingredientes:


400 gramas de bacalhau porto demolhado
4 batatas cozidas
4 tomates picados
1 cebola picada
2 dentes de alho em fatias
½ pimentão vermelho picado
Louro a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Azeite

Modo de Fazer:


Corte as batatas em rodelas finas. Cozinhe a posta de bacalhau e as batatas em uma panela com água e um fio de azeite. Em uma frigideira com azeite, doure o alho, a cebola, o pimentão picado e o louro. A seguir, acrescente os tomates picados, a salsinha e duas conchas do caldo do bacalhau e deixe refogar. Retire as postas já cozidas de bacalhau e coloque dentro do refogado. Cozinhe por mais 5 minutos. Coloque em um refratário, as batatas cozidas, as postas por cima e cubra com o refogado coado.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Corações de Uva







Ingredientes:

½ litro de suco de uva integral
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de uva de grão pequeno
1 sachê de 5 gramas de Kanten (gelatina que se encontra em lojas de produtos orientais)

Modo de Fazer:

Em uma panela pequena, dissolva o kanten na metade do suco de uva. Leve ao fogo alto, mexendo até levantar fervura. Baixe o fogo e mexa sem parar por 3 minutos. Tire do fogo, acrescentando o restante do suco e o açúcar. Misture até dissolver. Despeje em um refratário retangular, pequeno, umedecido e aguarde. Por último, acrescente os grãos pequeno de uva. Quando a mistura estiver firme utilize o cortador de biscoito para cortar os corações. Retire-os do refratário, cuidadosamente, utilizando uma espátula ou faca de ponta redonda.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Salada de Penne com Legumes Marinados



Ingredientes:

1 kg de macarrão tipo penne (tricolor)
100 gramas de azeitonas verdes recheadas com pimentão vermelho
200 gramas de brócolis
200 gramas de tomate-cereja
10 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 cebola cortada em rodelas
1 dente de alho amassado
6 ramos de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Fazer:

Em uma panela coloque um litro de água fervente e cozinhe o brócolis até que fiquem al dente. Retire do fogo, escorra a água e reserve. Em uma tigela, coloque os brócolis cozidos e os tomates, as folhas de manjericão, a cebola e as azeitonas. Misture bem e reserve. Em outra panela, leve ao fogo o alho, o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino até amornar. Retire do fogo e despeje na tigela com os legumes. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora. Se preferir, prepare com um dia de antecedência. Para fazer o macarrão, coloque em uma panela grande 5 litros de água e uma colher de sal. Leve ao fogo até ferver. Em seguida, despeje o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Escorra a água e reserve. Em uma tigela grande, coloque o macarrão. Em seguida, despeje o molho de legumes, misture delicadamente e sirva em seguida.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Bolo Gelado de Amendoim

 

Ingredientes:

4 ovos (separe as claras e as gemas)
4 colheres de sopa de manteiga
1 ½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de leite
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de amendoim torrado e picado
Margarina e farinha de trigo para untar
½ xícara de chá de leite para regar

Cobertura:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
½ xícara de chá de amendoim torrado e picado
½ xícara de chá de creme de leite

Modo de Fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Em outra vasilha, bata as gemas, a manteiga, o açúcar e o leite por 2 minutos. Adicione o chocolate em pó, a farinha, o fermento e bata por mais 2 minutos. Acrescente o amendoim, as claras em neve e misture com uma colher. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio, pré aquecido por 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e regue com o leite. Reserve. Para a cobertura, cozinhe o leite condensado, a manteiga e o amendoim, mexendo sempre até engrossar. Adicione o creme de leite, misture e espalhe sobre o bolo. Corte em quadrados, embrulhe no papel alumínio e leve à geladeira por 2 horas.